agua guariroba

Passando o Campeonato Sul-mato-grossense a limpo - Parte 1

Por Redação em 04/12/2023 às 12:30:06

queles que nasceram nos anos de 1980 e 1990 e curtiam a revista Placar da Editora Abril vão adorar a crônica de hoje, principalmente porque irei falar sobre o futebol sul-mato-grossense.

Esqueçamos a atual realidade dos nossos últimos campeonatos e os convido a passear pelos números desde o primeiro jogo, logo após a divisão dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, até a última final realizada neste ano de 2023.

Sempre gostei de classificar, catalogar e registrar tudo que se refere ao futebol. Durante a pandemia vi a reportagem de um rapaz, que não recordo o nome, que catalogou todos os jogos do Campeonato Paulista desde sua criação. Perguntei a mim mesmo: será que alguém já fez isso para o Campeonato Sul-mato-grossense? A resposta foi: NÃO!

Fui em busca dessas informações e fiquei espantado que havia apenas dois livros publicados. O primeiro registrava jogos de 1979 até 1985 e outro que trazia informações de 2003 a 2017.

Comprei os dois livros. Havia informações desencontradas entre outras fontes que busquei na internet. Resumindo, foram 1 ano e 5 meses coletando essas informações e formatando através de um livro, que ainda pretendo publicar.

Agora vem a parte mais legal, criei vários tipos de rankings (por classificação, por pontos conquistados, por títulos, entre outros), para classificar nossos times.

O primeiro ranking que apresento é por classificação e para isso usei a seguinte metodologia:

Pontos do 1° ao 10° lugar de cada temporada. Sendo:

1° lugar: 20 pts

2° lugar: 15 pts

3° lugar: 10 pts

4° lugar: 8 pts

5° lugar: 6 pts

6° lugar: 5 pts

7° lugar: 4 pts

8° lugar: 3 pts

9° lugar: 2 pts

10° lugar: 1 pt


E aí, o que achou? No seu ranking o Operário seria o número 1? Na próxima segunda-feira divulgarei o ranking por pontos conquistados desde a 1ª edição. Não perca!!!

Fonte: Prof. Warley Ribeiro

SUPREME

Comentários

ANUNCIA